CONHEÇA MAIS SOBRE A
SILAGEM

O que é silagem ?

O que é silagem ?

Silagem é o produto oriundo da conservação de forragens úmidas (planta inteira) ou de grãos de cereais com alta umidade (grão úmido) através da fermentação em meio anaeróbico, ambiente isento de oxigênio, em locais denominados silos.
Tanto a silagem de milho quanto a de sorgo, constitui uma excelente alternativa para o fornecimento aos animais, sobretudo, no período seco do ano, quando a disponibilidade de forragem de boa qualidade é escassa, reduzindo, sensivelmente, o desempenho animal quer seja na produção de leite ou de carne. Nos sistemas intensivos de produção, torna-se quase obrigatório o seu uso, em face à necessidade de fornecer continuamente aos animais, um volumoso de alto valor energético.

Ensilagem

A silagem possúi alto valor nutritivo e de produção econômica viável.  Assegura a produção de leite no período da seca ou do inverno, quando as cooperativas ou indústrias estabelecem cotas de fornecimento.
- Suplementação na época da seca no Brasil Central, principalmente em regiões de estresse hídrico rigoroso.
Ideal para fornecimento a animais em sistema de confinamento o ano todo, possuíndo um bom valor energético e níveis medianos de proteína, assegurando a produção, principalmente em animais de alta exigência e de produtividade.
Conservação por longo período, desde que devidamente compactado e vedado.
Permite o balanceamento econômico de dietas nutricionais para os animais.
Alta produtividade, teor de matéria seca em torno de 30% a 35%, alto teor de carboidrato solúvel, baixo poder de tampão para facilitar o abaixamento do pH no interior do silo e excelente aceitabilidade e digestibilidade.
Não existe uma recomendação única para todos os materiais a serem ensilados.

Para cada tipo de material devemos seguir as recomendações abaixo:
Silagem de sorgo e milho planta inteira – Duas condições devem ser consideradas: O tamanho das fibras e a quebra dos grãos. Tamanho de partículas dos grãos em torno de 0,1 cm no sorgo e 0,3 à 0,5 cm no milho. Não podemos esquecer que quando plantamos milho e sorgo para utilizar a planta inteira, estamos interessados em aproveitar o amido presente nos grãos.
Silagem de gramíneas – Partículas grandes dificultam a compactação. Em geral, partículas de 2 a 3 cm promovem boa compactação e ruminação eficiente nos animais.
Silagem de grão úmido de milho – Neste caso, o importante a avaliar é a digestibilidade do material. Maior digestibilidade pode ser conseguida reduzindo o tamanho da partícula e aumentando o tempo de abertura do silo (60-70 dias). Consequentemente, a silagem de grão úmido deve ter uma textura fina. Texturas mais finas propiciam melhor fermentação e compactação, bem como maior digestibilidade.
Silagem de cana – Apesar da cana de açúcar não ser muito rica em fibra detergente neutra, é muito rica em lignina que é uma fibra de baixo valor nutricional. O melhor aproveitamento do material é conseguido com partículas entre 0,5 à 2 cm.

Benefícios

É uma técnica que consiste em preservar forragens por meio de fermentação anaeróbica, após o seu corte, picagem, compactação e vedação em silos. O produto final dessa fermentação, denominado silagem, é obtido pela ação de microrganismos sobre os açúcares presentes nas plantas com a produção de ácidos, resultando em queda do pH até valores próximos de 4.
Outro fator que tem contribuído para o aumento da ensilagem é a integração agricultura-pecuária, entrando a lavoura como forma de reduzir o custo de recuperação ou renovação de pastagem.

 
Compactação da silagem

Compactação da silagem

A compactação é fundamental para a qualidade final da silagem: ao expulsar o ar presente entre as partículas de forragem se minimizam as perdas por respiração, melhora a estabilidade aeróbica da silagem depois de abrir o silo e aumenta a capacidade de estocagem do silo. Guarda-se mais matéria seca por metro cúbico de silo.
(45) 3053-2141 |Escritório
(45) 99922-3344 | Operacional


Rua Caetano Severino Perin, 192, Centro
Toledo-PR  CEP 85.900-070

silagembombardelli@yahoo.com